BICHECTOMIAÉ um procedimento cirúrgico estético/funcional, que remove a bola de Bichat (tecido adiposo/gorduroso da bochecha), diminuindo a projeção das bochechas e melhorando o formato facial.

É considerado um procedimento estético por evidenciar a proeminência zigomática (“maçã do rosto”) e o contorno da mandíbula, deixando a face mais harmônica. Também é considerado um procedimento funcional pois diminui o trauma em pacientes que costumam “morder” a bochecha.

A retirada da bola de Bichat não tem uma representatividade significante em relação ao processo natural de envelhecimento, pois não tem função estrutural ou de sustentação da face, diferentemente dos demais compartimentos de gordura no rosto. Cuidados como alimentação saudável, prática de atividades físicas, uso de protetor solar e acompanhamento dermatológico serão muito mais importantes e eficientes para o envelhecimento facial.

Como toda cirurgia, esse procedimento também possui riscos, mas com a utilização da técnica cirúrgica correta, pode-se trabalhar com margem de segurança das estruturas nobres próximas da região operada, reduzindo o risco de intercorrências trans e pós-operatórias. O procedimento é realizado com anestesia local e o pós-operatório é bem parecido com a extração do terceiro molar. Os resultados começam a aparecer aproximadamente em 15 a 20 dias e a sua remodelação total em 90 dias.